terça-feira, 9 de maio de 2017

SELVA DE PEDRA (1972): Cris e Simone discutem e se entregam a paixão

Cena da novela Selva de Pedra (1972-1973), de: Janete Clair. Cristiano (Francisco Cuoco) persegue a esposa que ainda insistia em dizer que era Rosana Reis. Depois da discussão o beijo apaixonado.

Selva de Pedra

Resultado de imagem para selva de pedra-1972Selva de Pedra é uma telenovela brasileira produzida e exibida pela Rede Globo no horário das 20 horas, entre 10 de abril de 1972 a 23 de janeiro de 1973, substituindo O Homem Que Deve Morrer e sendo substituída por Cavalo de Aço. Foi a 11ª "novela das oito" exibida pela emissora. Escrita por Janete Clair e dirigida por Daniel Filho, Reynaldo Boury e Walter Avancini, com supervisão de Daniel Filho, Selva de Pedra contou com 243 capítulos, exibidos em preto-e-branco.
Em janeiro de 2013 é lançada em DVD pela Globo Marcas.Resultado de imagem para selva de pedra-1972Foi reapresentada pela primeira vez entre 25 de agosto e 22 de novembro de 1975, no lugar da então censurada Roque Santeiro, de Dias Gomes, e substituída por Pecado Capital, de Janete Clair. Foi novamente reapresentada em uma versão compacta de 1h30, em 1980, como atração do festival de 15 anos, apresentada por Francisco Cuoco.

Selva de Pedra (1972) - Emoções Finais: Simone termina ao lado de Cristiano

Selva de Pedra (1972) - Emoções Finais: Simone termina ao lado de Cristiano(tv GLOBO)Resultado de imagem para selva de pedra-1972

A VOLTA DE BETO ROCKFELLER - Novela da TV Tupi (Capítulo 102)

A VOLTA DE BETO ROCKFELLER é uma telenovela brasileira, produzida pela   TV Tupi e exibida de 26 de março a 9 de novembro de 1973, às 20h30. Foi uma criação de Cassiano Gabus Mendes, escrita por Bráulio Pedroso e dirigida por Oswaldo Loureiro.


DIREITOS RESERVADOS A CINEMATECA BRASILEIRA.

VITÓRIA BONELLI - Novela da TV Tupi (Capítulo 073)

Vitória Bonelli foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela  Rede Tupi às 19h00, de 13 de setembro de 1972 a 14 de julho de 1973. Foi escrita e dirigida por Geraldo Vietri.


Sinopse:
Vitória Bonelli é uma mulher firme, decidida e de grande personalidade. Por uma série de circunstâncias, fica enclausurada durante vinte anos em seu quarto, vivendo fora da realidade, num mundo particular. De repente, sai do seu refúgio para enfrentar um ambiente hostil, vivendo através dos problemas de seus quatro filhos - Tiago, Mateus, Lucas e Verônica.
Vitória irá protegê-los usando toda a sua garra na luta para vencer a depressão econômica que se abateu sobre a família. O marido, Jaime Bonelli, homem que enriquecera através de meios duvidosos, morreu durante uma festa em sua mansão quando tentava conseguir mais dinheiro emprestado de seu círculo de amigos para livrar-se das dívidas. Com a derrocada financeira, a família Bonelli perde tudo e Vitória luta para sobreviver e conscientizar os filhos dessa nova realidade. A princípio eles não aceitam a situação e revoltam-se contra a mãe. Para piorar, Verônica aceita-se casar com Wálter, filho dos Moglianni, principais credores dos Bonelli.
Apesar da força de sua verdadeira personalidade, Vitória Bonelli é uma mulher tímida que sempre viveu à sombra do marido. Vivendo no conforto, ela ocupava-se apenas de cuidar de seus filhos, levando uma vida tranqüila e burguesa. Com a reviravolta na situação econômica da família, Vitória deixa seu casulo e converte-se numa verdadeira matriarca, tomando para si a responsabilidade de salvar a situação.
Preocupada em manter a família unida, deixa de lado o conforto no qual se criara, abandona os hábitos burgueses e abre uma cantina para dela tirar o sustento de sua prole.

DIREITOS RESERVADOS A CINEMATECA BRASILEIRA.

AS BRUXAS - Novela da TV Tupi (Capítulo 056)

As Bruxas é uma telenovela brasileira exibida pela TV Tupi às 20h00 e 21h30, no período de 18 de maio a novembro de 1970. Foi escrita por Ivani Ribeiro, com a direção de Walter Avancini e Carlos Zara.


Sinopse:
Um grupo de pessoas se reúne frequentemente para se auto-ajudar. Tentam, através de análise coletiva, eliminar os problemas umas das outras para viverem melhor. Esses problemas são as "bruxas", que atormentam cada um. No grupo está Renê, uma jovem que perdeu a memória no acidente que matou os pais, que e vive com os tios Otto e Bagmor, que ambicionam sua herança. Otto e Bagmor também são responsáveis pela doença mental de Stella, filha de Otto, apaixonada por Tito, que vai salvá-la quando a moça é internada num manicômio.
Os quarentões Vitor e Guilherme saem para paquerar jovens garotas, até que Vitor se apaixona por uma moça que ele não sabe ser filha do amigo. O comportamento de Guilherme também acaba com seu casamento com Flora, uma mulher que sempre viveu em função da família e decide recomeçar a vida. Para isso conta com o apoio do grupo de psicanálise e da amiga Teresa, que revela-se apaixonada por Guilherme.

DIREITOS RESERVADOS A CINEMATECA BRASILEIRA.

O PROFETA - Novela da TV Tupi

O Profeta foi uma telenovela brasileira produzida pela   Rede Tupi e exibida de 24 de outubro de 1977 a 29 de abril de 1978 às 20h. Escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Antonino Seabra e Álvaro Fugulin.


Sinopse:
Na história, Daniel era um paranormal que via o passado e previa o futuro. Quando era criança, teve a visão de que o cunhado, João Henrique, traía sua irmã, Ester, com uma moça loura. Ester acabou se separando do marido. A moça loura era na verdade um espírito que acompanhava João Henrique. Este fato despertou o ódio de João Henrique por Daniel. Quando adulto, sua paranormalidade aumentou e ele passou a usá-la em benefício próprio, em vez de ajudar as pessoas.
Daniel abriu um consultório e se apresentou em vários programas na televisão. Ficou rico, importante e frio. Sua paranormalidade era explicada através da psiquiatria, pelo doutor Michel, por uma mãe-de-santo, Zulmira, pelo espiritismo kardecista, através de seu pai, Francisco, e pelo catolicismo, pelo tio padre Olavo.
Daniel era tão obcecado pelo poder que não percebeu a traição de João Henrique, que, para se vingar de sua separação, tornou-se seu amigo e o denunciou à policia.
Ao mesmo tempo, envolveu-se com Sônia, noiva de Murilo, seu melhor amigo. Ele previu a morte do rapaz, mas foi acusado de tê-la provocado para ficar com Sônia. Envolveu-se também com a fútil Ruth, que só queria um marido rico. E não percebeu a paixão de Carola, uma moça feia, desengonçada e problemática. Ao final, Daniel foi preso, atormentado com seus poderes, e desejando ser um homem simples como todo mundo ao lado de Carola.

DIREITOS RESERVADOS A CINEMATECA BRASILEIRA.

OS INOCENTES - Novela da TV Tupi (Capítulo 113)

produzida pelaRede Tupi, de 5 de fevereiro a 7 de setembro de 1974, às 20 horas, em 174 capítulos. Foi escrita por Ivani Ribeiro e Dárcio Ferreira, dirigida por Antônio Moura Mattos e Edson Braga, com direção geral de Carlos Zara. Foi uma adaptação para televisão, da obra A Visita da Velha Senhora, de Friedrich Durrenmatt.


Sinopse:
No passado, Maria Alice, uma bela professora de um colegio de Roseiral - uma pequena cidade do interior -, fica viúva e alguns homens decidem paquerá-la, mas ela não aceitou ao assédio dos homens e, eles se vingam tratando de difamá-la perante os moradores da cidade. Maria Alice é expulsa da cidade, e quando estava deixando Roseiral com a filha Juliana, ela recebe uma pedrada e ficou cega de um olho, pouco depois, morre. Os principais culpados eram o Sr. Durval e o Dr. Bomfim.
Juliana, já adulta, é uma mulher cheia de neuroses e vingativa, retorna à cidade de Roseiral, com o intuito de sacrificar os culpados pela morte de sua mãe. Perturbada, ela sofre com os fantasmas do passado e não sossegara enquanto não punir os culpados e seus descedentes - os inocentes -, pela morte de sua mãe.
Juliana, agora, é uma mulher rica e poderosa, que compra a propriedade de Otávio Queiroz - um fazendeiro em decadência que havia sido seu amigo de escola -, e ganha a confiança dos moradores de Roseiral, o único que percebe tudo isso, e o padre João, que tenta preparar a população da cidade, que cada vez mais se rende aos encantos e à "generosidade" de Juliana.
Os inocentes eram nove: Otávio, Mário, Marina, Deise, Marcelo, Renato, Lurdinha, Chico e Hortência. Na reta final, Juliana coloca em sua lista o secretário Jarbas, que começa a se voltar contra ela. Cada vez que se vingava, Juliana queimava um boneco de papel que representava um dos inocentes.

DIREITOS RESERVADOS A CINEMATECA BRASILEIRA.